Suporte Windows


Franco da Rocha

Juqueri (1889-1938) - Franco da Rocha (1938-Data Atual)
Franco da Rocha antiga Fazenda Juqueri(divida em Mairiporã, Franco da Rocha, Caieiras e Francisco Morato); O nome Juqueri surgiu por causa de uma planta leguminosa encontrada nesse território chamada Juquiri, mas com um tempo Juqueri passou a ser mas conhecido como loucura por causa do hospital psiquiatrico; Em 1895 começo a ser construída, com projeto do arquiteto Ramos de Azevedo, a Colônia Agrícola Juqueri. Em uma área de 150 hectares foram iniciadas as obras para a construção da Colônia Agrícola do Juqueri. Foi então que o médico Francisco Franco da Rocha, a serviço do Governo do Estado, foi designado para administrar o mais novo e famosos hospital psiquiátrico do Brasil. Inaugurado com capacidade inicial de 800 leitos, o hospital ocupava um terreno de à margem da linha férrea, próximo à estação Juqueri.

Quem foi Franco da Rocha?
Em 1864 nasceu Francisco Franco da Rocha, na cidade Amparo. Filho do médico Joaquim Franco da Rocha e da dona de casa Maria Isabel Galvão Bueno Franco da Rocha, o médico que posteriormente deu origem ao nome da cidade, estudou o primário e o ginásio em São Paulo. A faculdade de Medicina foi cursada no Rio de Janeiro assim como a residência médica na Casa Eiras, considerada até então o melhor centro psiquiátrico do país.
Em 1893, já conhecido, foi admitido no Hospital de Alienados da capital paulista. Como o local não comportava adequadamente o número de pacientes e nem oferecia assistência médica de qualidade, Dr. Franco da Rocha começou aspirar por um grande hospital, em uma área que fosse possível um melhor tratamento aos doentes mentais do estado.
A estação original de Juquery, em 1889. Acervo João Pires Barbosa Filho

A estação em 1967, Acervo Paulo Mendes

O Alirio Bar - O famoso Bar do Alirio

É um dos melhores Bar de Franco da Rocha, inagurado na década de 90 continua funcionando até hoje no Jardim Progresso na esquina da Rua Belmont com a Tostói
É o "Bar do Léo" de Franco da Rocha
A ESTAÇÃO: A estação de Juquery foi aberta em 1888 para atender à localidade desse nome. Por volta de 1902, a estação ganhou um novo prédio, com a duplicação da linha. Em 1934, a estação teve o nome alterado para Franco da Rocha
 
DADOS DA CIDADE DE FRANCO DA ROCHA

Área da unidade territorial: 134 Km2
Latitude do distrito sede do município: -23,32°
Longitude do distrito sede do município: -46,72°
Altitude: 740 m
  O trem de passageiros passa por Franco da Rocha, sentido interior, nos anos 1970, puxado por uma English Electric da Santos-Jundiaí (Autor desconhecido).
Trens de passageiros de longo percurso deiaram de circular pela linha no início de 1999
 
Mapa de Franco da Rocha
     

Deus é Bom

Alessandro Tel:(011) 99795-3191